Quais os sintomas da COVID-19?

Sintomas da COVID-19

Quais são os sintomas da infeção por SARS-CoV-2?

As pessoas com COVID-19 podem não apresentar sintomas (assintomáticos) ou podem apresentar sintomas de gravidade variável.

Devem suspeitar de infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19), pessoas que desenvolvam os seguintes sintomas.

  • Pelo menos um dos seguintes:
    Tosse de novo ou agravamento do padrão habitual;
    Dores de cabeça ou cefaleias;
    Dores musculares;
    Febre (temperatura igual ou superior a 38,0ºC);
    Dispneia (dificuldade respiratória), sem outra causa atribuível;
  • Perda de olfato;
  • Perda ou alteração do paladar de início súbito.

Além dos sintomas acima descritos, uma pessoa infetada por SARS-CoV-2 poderá desenvolver outros sintomas como fadiga e diminuição do apetite, dor de garganta, congestão nasal, náuseas ou vómitos, dor abdominal, diarreia, conjuntivite e ainda alterações dermatológicas (aparecimento de manchas na pele).

Em casos mais graves, a infeção por SARS-CoV-2 pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória (Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda), choque, falência de vários órgãos e eventual morte.

De uma maneira geral, a maioria das pessoas mais jovens e sem outras doenças tende a apresentar um quadro de sintomas mais ligeiro. Pessoas mais velhas e com doenças crónicas têm maior probabilidade de desenvolver doença grave, muitas vezes com necessidade de internamento.

 

Porque é que o vírus causa os sintomas? O que acontece ao organismo?

O SARS-CoV-2 é um vírus que entra nas células do hospedeiro através de uma proteína denominada ACE2 (enzima conversora da angiotensina 2). Esta proteína está presente em vários órgãos, nomeadamente nos pulmões, coração, vasos, fígado, rins e trato gastrointestinal. Depois do vírus entrar na célula, replica-se e é posteriormente libertado na corrente sanguínea para infetar mais células e continuar este ciclo. A libertação do vírus pode originar sintomas inespecíficos descritos em cima, como a febre, dores musculares e dores de cabeça, etc.

Em indivíduos com infeção ligeira, o sistema imunitário produz uma resposta adequada e é capaz de eliminar o vírus antes de ele se espalhar pelo organismo. Nas pessoas que apresentam doença grave, parece haver uma resposta imunitária exagerada, com excesso de produção de proteínas que se acumulam nos órgãos, causando a sua inflamação, destruição e, em última instância, falência.

 

É COVID-19 ou outra doença? Como diferencio?

Apesar da informação mencionada neste tópico, sempre que apresentar sintomatologia compatível com COVID-19, deverá ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).

Gripe

Os doentes com COVID-19 podem apresentar sintomas semelhantes a outras infeções do trato respiratório, nomeadamente gripes causadas por outros vírus (Influenza, Rinovírus). Como tal, não é possível confirmar um diagnóstico de COVID-19 nem diferenciar o mesmo de outras doenças com base em sintomas. Apenas os testes laboratoriais podem confirmar o diagnóstico de COVID-19.

As doenças alérgicas resultam de uma hiper-reactividade do sistema imunitário após a exposição a determinados alergénios (pólen, ácaros, etc.). Os sintomas podem incluir comichão nos olhos (prurido ocular) e lacrimejo, congestão e corrimento nasal ou até mesmo tosse, pieira e dificuldade respiratória.

Em doentes com alergias conhecidas, deve ter-se um cuidado especial na avaliação destes sintomas (uma vez que também podem estar presentes em doentes com COVID-19) e estar atento a sinais que possam ser mais sugestivos de infeção (como, por exemplo, a presença de febre).

Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais e a causa mais frequente é uma infeção viral ou bacteriana. Pode manifestar-se por febre, dor/pressão facial, dores de cabeça, congestão e corrimento nasal, dor de garganta ou diminuição ou perda do olfato. Muitos dos sintomas da sinusite são sobreponíveis aos da COVID-19, embora a última esteja associada, mais frequentemente, à tosse e dificuldade respiratória.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-clinical-features?topicRef=127978&source=see_link
https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/#sec-4
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html
https://emedicine.medscape.com/article/2500119-overview#a2
https://www.nature.com/articles/s41579-020-00459-7
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2052297520300901
https://theconversation.com/what-is-the-ace2-receptor-how-is-it-connected-to-coronavirus-and-why-might-it-be-key-to-treating-covid-19-the-experts-explain-136928
https://www.bmj.com/content/371/bmj.m3862
https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-Surveillance_Case_Definition-2020.2
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7299638/
https://wexnermedical.osu.edu/blog/do-you-have-a-sinus-infection-or-covid-19