Notificar reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos Profissionais de Saúde e Doentes que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas através do sistema nacional de notificação:

Sítio da internet: http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram
(preferencialmente) ou através dos seguintes contactos:

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos
Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53
1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73
Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita)
E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

As suspeitas de reações adversas podem também ser notificadas diretamente ao Titular da Autorização de Introdução no Mercado do medicamento suspeito.

Suspeitas de reações adversas relacionadas com medicamentos da Gilead Sciences podem ser notificadas diretamente à Gilead por email para:

portugal.safety@gilead.com

ou por telefone: +351 217 928 790 ou Fax: +351 217 928 799.

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro sobre quaisquer reações adversas/efeitos indesejáveis.

Para nos ajudar a processar a informação de segurança de forma eficaz, pedimos por favor que forneça o máximo de informação possível, incluindo:

  • Dados anonimizados do doente que teve a reação adversa/efeito indesejável, ou outros dados identificativos como o género e a idade;
  • Contatos do notificador (pessoa que está a notificar a informação);
  • Descrição da reação adversa/efeito indesejável, assim como os sinais e sintomas apresentados, data de início da reação adversa/efeito indesejável e evolução, por exemplo, se a reação adversa/efeito indesejável já resolveu;
  • Detalhes do medicamento da Gilead tais como, datas de tratamento, dose e duração do tratamento.

Informamos que não podemos prestar qualquer tipo de aconselhamento médico sobre os sintomas apresentados por um doente. Se é um doente e está preocupado com os seus sintomas, ou se estes piorarem, entre imediatamente em contato com o seu médico ou outro Profissional de Saúde.